Promotor
Fundação Centro Cultural de Belém
Sinopse
Este programa surge na sequência de um curso realizado no contexto das atividades do “Âmbito Cultural” do El Corte Inglés. As obras aqui apresentadas foram algumas das referidas ao longo das sessões – cada uma subordinada a uma ideia orientadora – tendo, então, sido ouvidos apenas excertos. A Fantasia de Mozart em dó menor surgiu numa conversa sobre arquitetura musical. A Fantasia op.17, de Schumann, foi uma das obras referidas na sessão sobre o despertar das emoções, associando o tema do Amor ao romance vivido por Roberto e Clara. A sonata op.110, de Beethoven, talvez a obra mais autobiográfica do compositor, mereceu alguns exemplos numa conversa sobre a motivação criadora. O programa termina com obras que ilustram alguns dos géneros cultivados por Chopin – Polonaises, Nocturnos e Baladas – e que permitiram falar um pouco sobre o trabalho do intérprete.
Programa
1ª Parte
Mozart – Fantasia em dó menor, K. 475
Schumann – Fantasia em dó maior, op. 17
2ª Parte
Beethoven – Sonata em lá bemol maior, op. 110
Chopin – Polonaise, op. 53
2 Nocturnos, op. 32
Balada n.º 3, op. 47
Biografia
Jorge Moyano
Piano
Nascido em 1951, iniciou os seus estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Em 1968, concluiu o curso superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, na classe da prof.ª Maria Cristina Lino Pimentel, tendo posteriormente frequentado vários cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de mestres como Helena Moreira de Sá e Costa, Karl Engel, Claude Helfer, entre outros. Entretanto, em 1974, terminou o curso de Engenharia Civil, e somente em 1975, ano em que entrou para o Conservatório como professor de Piano, passou a dedicar-se exclusivamente à música.
Detentor de diversos prémios nacionais, exerceu, até à aposentação, funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa, mantendo sempre atividade como concertista. Nessa qualidade podem referir-se as suas participações nas temporadas de concertos da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém e ainda em diversos festivais – Sintra, Algarve, Macau, Galiza, La Roque Anthéron, entre muitos outros.
Tem atuado com variadas orquestras – Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Sinfónica do Porto Casa da Música, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica de Tóquio, Orquestra de Câmara da Comunidade Europeia, etc. – tendo- -se ainda apresentado no estrangeiro, em países como Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Jugoslávia, Canadá, Japão ou Tunísia. Faz parte regularmente de júris de concursos nacionais, tendo igualmente integrado os júris dos concursos internacionais Vianna da Mota e Cidade do Porto.
Editou um CD com obras de Schumann.
O El Corte Inglês apoia o Programa de Mediação de Música Erudita do CCB
Preços
Descontos
- Cartão CCB
- Desempregados
- Estudantes
- Grupos + 20PAX
- Maiores de 65 anos
- Menores de 30 anos
- NE + Acomp.
- Profissionais espetáculos